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O Batucando

Orquestra de Percussão

É uma grupo instrumental constituído por instrumentos de percussão tradicional portuguesa: o Bombo a Caixa e o Timbalão, onde a divulgação dos ritmos tradicionais portugueses e a tradição dos Bombos é posta em evidência. É uma orquestra com um programa próprio e especializado a nível da música e da formação dos seus elementos. A sua principal vertente é o ensino da percussão portuguesa e tradição. Nesse sentido realizamos oficinas, workshops, atividades e concertos ao longo de todo o ano, para jovens, adultos e crianças.

 

Projeto Batucando

 

O Projeto Batucando é um conceito que surgiu pouco depois de ter começado a orquestra de percussão. No primeiro ano o Batucando referia-se unicamente a um grupo de instrumentos de percussão integrados num clube de escola e só depois de ter uma estrutura fixa é que surgiu a necessidade de se organizar e estruturar um projeto de continuidade.

Assim, o Projeto Batucando começou imediatamente quando o Batucando teve necessidade de se estruturar formalmente. Com estatutos e regulamentos seria também importante estruturar e sistematizar a sua forma de atuar e estar, dando, de seguida origem ao Método Batucando.

Foram criados, muito antes de ser uma associação com estatutos, outros manuais que regem a totalidade das atividades e dos elementos da orquestra de percussão.

1 - Regulamento – Orquestra de Percussão

2 - Manual do Batuqueiro

3 - Folha “Kit” iniciação Batucando

4 – Apresentação - Eu já Sou Batuqueiro

5 – Manual do Monitor Batucando

6 - FAQ´s – Perguntas Frequentes

7 – Manual do Acompanhante Batucando

8 – Regulamento “Bolsa de Mérito”

9 – Etiqueta Batucando

 

Estes manuais e regulamentos visam integrar todos os elementos na vida do Batucando, quer seja em atividades, atuações e/ou deslocações e contribuem fortemente para a sua formação e saber estar no Batucando e na vida social.

 

O Projeto Batucando assenta em 5 propósitos essenciais:

 

1 – Divulgação da Percussão Tradicional Portuguesa.

2 – Interpretação Musical com rigor e eficácia.

3 – Criação de um Repertório Original.

4 – Formação Pessoal, Social e Cultural.

5 – Integração, Inclusão e Apoio Social.

 

Passamos a descrever cada um:

 

1 – Divulgação da Percussão Tradicional Portuguesa.

 

Este primeiro propósito é, obviamente, o mais claro, uma vez que nele está integrado a própria existência da orquestra de percussão e mais tarde da associação.

É ainda um processo de pesquisa e procura na manutenção da tradição do “Bombo” em Portugal.

É um processo em que a arte e história do “Bombo” estão englobadas

 

2 – Interpretação Musical com rigor e eficácia.

 

Este segundo propósito é fundamental para que se consiga evoluir e demonstrar qualidade na interpretação musical. A prática instrumental é feita com rigor técnico de forma a garantir a melhor interpretação instrumental possível com expressividade e com sentimento, desenvolvimento a capacidade cognitiva através de um processo de polirritmia.

 

 

3 – Criação de um Repertório Original.

 

Este foi, desde sempre, uma condição sine qua non para a existência da orquestra. O maestro como compositor também apresenta e explora todas as capacidades sonoras e rítmicas dos instrumentos de percussão.

 

4 – Formação Pessoal, Social e Cultural.

 

A formação pessoal e social dos elementos é um propósito fundamental. Os elementos, independentemente da sua faixa social tem de saber estar e comportar de acordo com as situações em que se encontrem, quer informalmente em convívios quer formalmente em atuações e representações do Batucando.

Para tal são administradas várias formações, ao longo do ano, que os elementos podem e devem frequentar. O exemplo, por excelência, desta formação pessoal, social e musical está fortemente instituída na Formação de Monitores Batucando.

Existem vários manuais de conduta para todas as variantes do Batucando, tal como foi referido anteriormente.

Fomentamos também atividades que visem conhecer, para além da musica, a cultura e o património português e, nalgumas situações, internacional. Para tal, organizamos visitas a várias localidades do país e em espaços que sejam de interesse cultural e de relevância histórica.

 

5 – Integração, Inclusão e Apoio Social.

 

Finalmente queremos que o Batucando esteja aberto a toda a população, independentemente do nível social e que se integrem no seio do Batucando como iguais. Abrimos a porta a todos, mesmo àqueles que mais dificuldades sentem. Nesse aspeto o Batucando incentiva-os e apoia no que for possível. Temos programas bem definidos para tal, não são programas de facilitismo nem de ofertas gratuitas, mas que promovem o trabalho e o empenho para que todos tenham as mesmas oportunidades e consigam alcançar os mesmos patamares.

É nestes cinco propósitos que assenta o Projeto Batucando e se interliga com o nosso projeto de formação.

Percussão Tradicional Portuguesa
 

Ao longo destas duas últimas décadas, a percussão tradicional portuguesa tem vindo a ter uma importância e desenvolvimento cada vez maior. Com o projecto Tocárufar a percussão e os ritmos tradicionais portugueses atingiram o grande pública e divulgaram-se exponencialmente. Hoje, felizmente, existem inúmeros grupos de percussão que divulgam a nossa herança cultural e musical, uns cingindo-se aos ritmos tradicionais, outros experimentando e inovando.

O Batucando - Orquestra de Percussão, tem nesse aspecto a mesma base, ou seja, os ritmos tradicionais portugueses. Mas é a partir de aí que todo o seu espectáculo evolui. Todas as peças do repertório do Batucando são originais e especialmente escritas para o nosso grupo. Consegue-se, assim, ter um repertório propício a desfiles e um espectáculo para ser apresentado em palco, onde ritmos modernos se destacam e o grupo pode interagir com o público.

 

Historial
 

Apesar de ter tido várias formações esporádicas que começaram ainda nos anos 90 e de acordo com alguns pedidos e necessidades para espectáculos de escolas, foi no ano lectivo 2006-2007, que o Batucando ganhou uma estrutura fixa, numa das escola do Montijo.

Ano após ano tem vindo a crescer e a inovar quer em termos de repertório, quer em termos de grupo. A grande base é formado pelos alunos das escolas do Montijo, no entanto, com o evoluir, formou-se ainda o Batucordes (grupo de música tradicional), as Batuquetes (grupo de acompanhamento de dança), BatuDancers (grupo de dança).

No ano lectivo de 2010-2011, a pedido dos encarregados de educação, formou-se o grupo de Adultos do Batucando, que ainda durante o mesmo ano lectivo começou a integrar alguns espectáculos da formação base.

A partir do ano letivo 2012-13, o Batucando deixa de estar associado a um clube de escola.
Com o apoio e vontade de todos os elementos passa a ser uma atividade comunitária, com vocação para crianças em idade escolar. É também a partir daí que se integra na Escola Poeta Joaquim Serra - Montijo e em Alcochete, locais que carinhosamente os acolheram.

 

Objectivos Gerais

 

* Valorizar a expressão musical individual e de grupo;

* Valorizar os instrumentos tradicionais portugueses;

* Valorizar os ritmos tradicionais portugueses;

* Desenvolver o pensamento musical específico;

* Desenvolver o pensamento criativo, analítico e crítico;

* Desenvolver a motricidade na utilização de diferentes técnicas de produção sonoro;

* Desenvolver a motricidade na utilização de diferentes ritmos em diversos instrumentos;

* Desenvolver a memória auditiva;

* Desenvolver a memória visual simbólica;

* Desenvolver a concentração individual e de grupo;

* Desenvolver a noção de espaço e de tempo;

* Incutir empenho para um bem colectivo;

* Adquirir conceitos relacionados com o universo da percussão;

* Identificar diversas características da música portuguesa;

* Adquirir hábitos de trabalho;

* Adquirir hábitos de limpeza para com o seu material.

Metodologia e Estratégias

 

* Interpretação por Imitação;

* Movimento e expressão corporal;

* Movimento espacial;

* Exercícios de motricidade;

* Interpretação, reprodução e improvisação de ritmos;

* Audição rítmica;

* Prática instrumental;

* Construção de peças musicais;

* Observação em grupo;

* Participação interactiva;

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